AQUELA FOTO DO CHE...


A história desta foto é muito característica. Não foi tirada em estúdio e nem mesmo pediram para que ele fizesse a tal pose com o olhar altaneiro e firme, a boina característica, a barba com as falhas que marcavam seu rosto. Esta foto foi conseguida com uma lente normal (quem entende um pouco de fotografia, sabe que dificilmente se conseguiria tal clareza com uma lente de 50mm), em Havana. A seu lado estavam vários dirigentes, inclusive Fidel. Segundo o fotógrafo (Alberto Díaz, o Korda, tirou em 1960), foi um momento único. Com olhos de águia e uma velha câmera (se não me engano), apertou o botão do obturador e cristalizou um momento único da história. A foto serviu de ícone para todos os movimentos sociais nos quatro cantos do mundo. Eu próprio já vi esta foto sobre a cama de um casal no lugar do indefectível crucifixo. Porém, outra foto marcante do Che é a de seu corpo inerte sobre uma mesa após ter sido assassinado, ou melhor, executado na Bolívia ao cabo de uma longa perseguição.

Che talvez tenha sido o último revolucionário romântico. Suas idéias de libertação dos povos oprimidos e unidade entre eles calaram fundo no imaginário social. Quem poderia imaginar que um jovem médico argentino, oriundo de uma bem situada classe média seria um dos principais líderes revolucionários do século 20? Embrenhando-se em selvas, arquitetando planos de tomada de poder e servindo de embaixador de Cuba, um pequeno, porém, importante país na época devido à sua revolução. Dizem até que as tais forças ocultas que tanto atormentaram Jânio Quadros começaram a se manifestar após ter concedido a mais alta comenda brasileira ao Che.

A teoria do foquismo, ou seja, focos guerrilheiros estourando em várias partes do mundo daria início a Revolução Socialista Mundial. Entretanto, o despreparo dos grupos guerrilheiros que adotaram esta teoria e a força esmagadora das ditaduras na América Latina fez com que esta teoria caísse no esquecimento.

No dia oito de outubro de 1967, o Che foi morto.

Abaixo um pouco de música cubana, a famosa Guantanamera, com Compay Segundo.