Mulher

MULHER MULHER

Seria pieguice demais escrever palavras específicas para comemorar uma data que acontece durante os 365 dias do ano. Prova-se, mais uma vez, o machismo e até mesmo a hipocrisia da sociedade em que vivemos, que homenageia grupos e pessoas nas datas em que houve um martírio ou uma concessão de liberdade. De forma alguma estou colocando fatos e situações no mesmo patamar, quando me refiro a esta comemoração pelo Dia Internacional da Mulher e utilizando a Abolição da Escravatura para mostrar o quanto somos idiotas.

O que muitos se esquecem, ou não querem ver ou até mesmo fingem desconhecer é que, se estamos aqui hoje, é por total dedicação do gênero feminino da nossa espécie. Até entendo que houve a divisão das atividades quando nos tornamos sedentários pouquinha coisa depois que descemos das árvores e aprendemos a correr sobre as patas traseiras para não virar comida de felinos esfaimados. Se não fossem as fêmeas de nossa espécie, duvido que nós, homens, conseguíssemos entender o processo de formação da vida e sua conseqüente continuidade. Só as mulheres poderiam entender que do grão, da semente, surge uma nova vida e, por isso foram vocês, mulheres, que nos ensinaram a agricultura ao domesticar as plantas. Enquanto nós matávamos para comer e dar de comer, vocês criavam nossos descendentes e inventaram uma forma de nos fazer saciar a fome sem precisar matar. Enfim, a palavra mulher é, antes de tudo, sinônimo de vida e continuidade.

Outro fato que os incautos exemplares do gênero masculino da nossa espécie cismam em esquecer é que são vocês quem fazem a seleção. São vocês quem determinam qual macho será aquele que fará com que, juntamente com os seu genes, possamos ir melhorando a cada geração. É até engraçado perceber que estes incautos se acham os “donos do pedaço”, pensando que conquistaram uma mulher. Muito antes dele se aproximar, ela já o observou em todos os sentidos e avaliou todas as possibilidades de sucesso. Tudo bem, nem sempre acontece de vocês acertarem e se deparam com um legitimo Homus Canalhus. Porém, após a primeira escolha insensata, vocês criam anticorpos e não cometem o mesmo erro de avaliação pela segunda vez conscientemente. Então, quando o escolhido se aproxima é porque a ele foi dado o direito de se aproximar. Desde a aurora dos tempos que nós, os homens, inventamos estratagemas para reverter esta ordem. Caçamos, brigamos para mostrar quem é o mais forte, gritamos, colorimos o corpo, montamos em cavalos brancos e garbosos, matamos dragões, criamos códigos de honra, inventamos o amor romântico e até mesmo inventamos carros potentes e reluzentes para ver se vocês nos olham e sejamos os escolhidos. Até mesmo na hora da concepção temos que lutar para chegar lá! Tá, tudo bem, as meninas também vieram do mesmo lugar, mas que o pai delas teve que suar, isto é inegável. Mas, a verdadeira complementaridade que nos é permitida se dá quando ela o escolhe não apenas pelos atributos externos. Quando ela o percebe em sintonia espiritual e emocional é que se dá a verdadeira escolha e esta, penso eu, é para o resto da vida.

Pode até ser que este escolhido não siga junto a esta mulher para sempre, mas será o que marcou seu coração e alma de uma forma que faz pensar em uma nova tentativa numa nova vida. Sim, é isso. O verdadeiro amor ultrapassa as barreiras do espaço e do tempo.

Mulheres, vocês são maravilhosas e sem vocês não seríamos nada. Tudo que construímos até hoje foi para que vocês pudessem reservar um lugar para nós em seus corações e almas.

Portanto, não é apenas o dia 8 de março que se deve comemorar ou beijar e agradecer a vocês por nos permitirem tudo que é belo e sabemos fazer. Todos os dias devemos agradecer por isto.


(Jorge Alberto Carvalho)