Querelas do Brasil

Houve uma época em nossa história do século XX em que o governo central exigia que os enredos e sambas-enredo fossem ligados à nossa história. Isto foi instituído pela ditadura do primeiro período Vargas e perdurou até meados dos anos 1980. Até aí tudo bem, pois não dá pra imaginar certos delírios de carnavalescos que resolvem falar sobre a Corte de Assurbanípal em sua viagem fantástica ao fáustico Reino das Gnomas Encantadas. Um verdadeiro samba do crioulo doido mesmo. Coisa de... Bem, vocês sabem o resto da frase.

Ao mesmo tempo em que isto era instituído, outros compositores se esmeravam em cantar as maravilhas do Brasil. Exemplos não faltam, sendo que o maior de todos é a Aquarela do Brasil. Por sinal, uma belíssima melodia que toca lá fora direto. Os gringos se amarram. A este tipo de música, quando se trata de samba, dá-se o nome de Samba-Exaltação. Devemos entender que era uma época em deixávamos, um pouco é verdade, de sermos um país agrário-exportador e começamos um processo de industrialização e urbanização. Tudo por conta do ufanismo do já citado presidente-ditador Getúlio Vargas (1930/1945).

Não, não é pejorativo. É apenas um momento em que cantávamos nosso país, que nos descobríamos, que nos consumíamos antropofagicamente. Vejamos alguns exemplos...

Assis Valente - Brasil Pandeiro (Gravação dos Novos Baianos)



Chegou a hora dessa gente bronzeada
Mostrar seu valor
Eu fui a Penha e pedi a padroeira
Para me ajudar
Salve o Morro do Vintém
Pendura a Saia que eu quero ver
O Tio Sam tocar pandeiro
Para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo
Conhecer a nossa batucada
Anda dizendo que o molho da baiana
Melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará,
Na Casa Branca já dançou a batucada
Com Ioiô e Iaiá...
Brasil, Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros
Que nós queremos sambar
Há quem sambe diferente
Noutras terras, outra gente
Num batuque de matar,...oi,
Batucada reuni vossos valores
Pastorinhas e cantores
Expressões que não tem par
Oh! Meu Brasil,
Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros
Que nós queremos sambar

Aquarela do Brasil
Letra e música: Ary Barroso
Gravação de Aloysio de Oliveira para o filme "Você Já Foi à Bahia" de Walt Disney.
Pato Donald encontrando Zé Carioca.




Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o Rei-Congo no congado
Brasil, prá mim
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Esse coqueiro que dá côco
Onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, prá mim
Ah ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim quarela do Brasil

Canta Brasil
Letra e música: David Nasser; Alcir Pires Vermelho
Gravação de João Gilberto



As selvas te deram nas noites
teus ritmos bárbaros
e os negros trouxeram de longe
reservas de pranto
os brancos falaram de amor
em suas canções
e dessa mistura de vozes
nasceu o teu canto
Brasil
minha voz enternecida
já adorou os teus brasões
na expressão mais comovida
das mais ardentes canções
também na beleza desse céu
onde o azul é mais azul
na aquarela do Brasil
eu cantei de Norte a Sul
mas agora o teu cantor
meu Brasil quero escutar
nas preces da sertaneja
nas ondas do rio mar
Ó esse rio turbilhão
entre selvas de rojão
continente a caminhar
no céu, no mar, na terra
Canta Brasil

E na década de 1980, em plena ditadura militar, quando o Brasil já estava mais para sigla do que para nome de país. Ah, sim. Isto é uma piada na qual diz-se que a palavra BRASIL significa Bravos Rapazes Americanos Silenciosamente Irão Levando (nossas riquezas). Bem, retomando o assunto, o Aldir Blanc de forma genial escreveu a letra de Querelas do Brasil, com música de Maurício Tapajós e fomos brindados com esta gravação magistral de Elis Regina. Aproveitem



O Brasil não conhece o Brazil
O Brazil nunca foi o Brasil

Tapir, jabuti, liana, alamanda, alialaúde
Piau, ururau, aquiataúde
Piá, carioca, moreca, meganha
Jobim akarore e jobim açu
Oh, oh, oh

Pererê, camará, gororó, olererê
Piriri, ratatá, karatê, olará

O Brazil não merece o Brasil
O Brazil ta matando o Brasil

Gereba, saci, caandra
Descunhas, ariranha, aranha
Sertões, guimarães, bachianas, águas
E marionaíma, ariraribóia,
Na aura das mãos do jobim açu
Oh, oh, oh

Gererê, sarará, cururu, olerê
Blá blá blá, bafafá, sururu, olará

Do Brasil, SoS ao Brasil

Tinhorão, urutu, sucuri
O Jobim, sabiá, bem-te-vi
Cabuçu, Cordovil, Cachambi
Madureira, Olaria e Bangu
Cascadura, Água Santa, Acarí, Olerê
Ipanema e Nova Iguaçu, Olará

Do Brasil SoS ao Brasil
Do Brasil SoS ao Brasil